Maio Roxo: campanha alerta para doenças inflamatórias intestinais

Maio Roxo: campanha alerta para doenças inflamatórias intestinais

Para realçar a valor do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das doenças inflamatórias intestinais (DII), foi criada a campanha Maio Roxo, sendo 19 de maio o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais. De concórdia com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia, elas levaram, nos últimos dez anos, a 170 milénio internações no SUS, um aumento de 61%.

A coloproctologista Mariane Savio, membro da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, explica que essas doenças são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn. Ela aponta os impactos causados por elas:

“São doenças que, se não forem tratadas adequadamente, controladas, podem tirar a qualidade de vida do paciente, originar faltas ao trabalho e prejudicar muito esses pacientes e a família deles. Podem originar sintomas porquê dor abdominal, diarreia, sangramento nas fezes, perda de peso, fadiga, manifestações extraintestinais, porquê dores articulares, lesões na pele, lesões oftalmológicas, e impactam inclusive a saúde mental dos pacientes”.

A técnico também ressalta a valor do diagnóstico precoce. “A gente sabe que o tratamento precoce da doença, pelo menos nos primeiros dois anos de sintomas, reduz muito o risco do paciente vir a precisar de cirurgias, por exemplo, e melhora a resposta deles aos tratamentos”.

Os mecanismos que levam ao surgimento das doenças inflamatórias intestinais ainda não foram esclarecidos, mas sabe-se que elas são resultado de uma conjunção de fatores genéticos, ambientais e imunológicos. O fumo, por exemplo, é um fator que agrava essas enfermidades.


Manadeira: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »