O distrito de Piraputanga, localizado às margens do rio Aquidauana no município sul-mato-grossense de mesmo nome, completa nesta sexta-feira 94 anos de fundação. A localidade, que fica na Estrada Parque, é conhecida como um lugar de lazer e pesca.
A ferrovia Noroeste do Brasil foi um fator importante para o distrito, sendo o meio de transporte que ligava tanto à Aquidauana como à capital de MS, Campo Grande. O garimpo no rio Aquidauana também atraiu pessoas para a região. Com a paralisação da ferrovia, o distrito viveu problemas com o transporte de pessoas e de cargas.
Hoje o distrito busca novas alternativas, tendo no turismo e na pesca um atrativo, sendo que a região vive um momento de crescimento da busca por imóveis voltados para o lazer.
Jorge de Barros, artista do teatro e produtor cultural, é um dos que fincaram um pé no distrito. “Piraputanga me encantou. Um lugar que passei quando criança e que agora já adulto virou morada e local de trabalho. Alguns buscam lugares de passeio contemplativo, como o morro do Paxixi que fica na região, outros o rio Aquidauana, outros a pesca. Tem gente comprando ou construindo casa somente para o lazer de fim de semana, em busca de tranquilidade. A Estrada Parque, que liga Palmeiras, Piraputanga e Camisão até Aquidauana, também é importante criando um circuito de passeios e opções variadas.”
Festa da Cultura Raiz em Novembro
Jorge está organizando no distrito a Festa da Cultura Raiz, de 19 a 23 de novembro. “Nossa intenção inicial era coincidir a Festa com o aniversário do distrito, mas não foi possível. Mas ela será realizada em novembro com diversas atividades voltadas tanto para os moradores do distrito quanto para visitantes. Entendemos que o turismo cultural agrega valor à região. Teremos atividades diversas como oficinas de culinária pantaneira e de danças típicas, apresentações musicais, artes visuais, artesanato. E também realizaremos debates com questões que são de interesse do distrito e da região, como a história e arqueologia, a questão das comunidades negras, pois o feriado nacional de 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, então teremos uma programação voltada para o tema, a questão da ferrovia e também indígena. Convidamos a todos e em breve divulgaremos mais informações sobre a programação do evento. Parabéns Piraputanga!”
(Fotos em anexo: arquivo Espaço Raiz)
Contatos e mais informações:
Jorge de Barros: (67) 99194-9320
Eber Benjamim: (67) 99213-7842 (Assessoria de Imprensa).

Fonte: Agência Brasil






