Após meses de espera e reparos paliativos, a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) recebe aval do DNIT para iniciar a contratação da obra da BR-262.
O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul obteve um avanço crucial para a segurança e infraestrutura da região pantaneira. O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) concedeu, finalmente, o aval necessário para que o Estado recupere a deteriorada ponte sobre o Rio Paraguai, na BR-262, em Corumbá. A informação foi confirmada após uma reunião com o titular da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística).
Embora a BR-262 seja uma rodovia de competência federal, a ponte está sob a tutela do Governo do Estado. A estrutura, vital para o escoamento da produção e o tráfego da região, acumula anos de reclamações e intervenções paliativas. Em fevereiro de 2024, a Agesul chegou a anunciar interdições noturnas para um plano de recuperação utilizando concreto de alto desempenho, mas as obras não tiveram o seguimento planejado, justamente pela falta da autorização federal.
O Governo do Estado aguardava a liberação do DNIT desde outubro do ano passado. Essa espera prolongada gerou problemas graves, como em julho deste ano, quando buracos na pista danificaram pneus de motoristas, exigindo reparos emergenciais da Agesul e alertas da Defesa Civil. Na época, o próprio departamento federal (DNIT) havia se eximido da responsabilidade, afirmando que “a ponte não é responsabilidade do deles, e sim do Estado“.
Em nota, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) informou que o projeto de recuperação elaborado pelo Governo do Estado já está aprovado pelo departamento técnico do DNIT. A Agência adiantou a previsão de que a publicação para a contratação da obra será realizada durante o mês de novembro, sinalizando o fim da longa espera e o início da solução definitiva para o problema.
Com informações: Campo Grande News. Foto: (Divulgação/Agesul)






