Ibama aprova projecto da Petrobras sobre fauna na Foz do Amazonas

Ibama aprova plano da Petrobras sobre fauna na Foz do Amazonas

O Ibama aprovou, nessa segunda-feira (19), o projecto da Petrobras sobre a fauna na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial.

Chamado de Projecto de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada, essa é uma das medidas para que a petroleira obtenha licença ambiental da atividade de pesquisa, que pode resultar na exploração de petróleo em águas profundas no litoral do Amapá, e faz secção do Projecto de Emergência Individual da Petrobras.

Segundo nota do Ibama, a aprovação conceitual do Projecto de Proteção e Atendimento à Fauna Oleada indica que foram atendidos os aspectos técnicos e está capaz para a próxima lanço, que é a realização de vistorias e simulações de resgate de animais. Ou seja, serão realizados testes da capacidade de resposta, na prática, em caso de acidentes com efusão de óleo.

O Ibama ressalta ainda que essa aprovação conceitual do projecto representa o cumprimento de uma lanço no processo de licenciamento ambiental, mas não configura a licença de licença para o início de perfuração exploratória.

Agora, a Petrobras e o Ibama vão definir um cronograma para realizar uma simulação in loco das ações de resposta a emergência, a Avaliação Pré-Operacional. Nesse tirocínio, será simulado um evento casual de vazamento de óleo, com o objetivo de estimar a eficiência do projecto de emergência proposto.

A Petrobras tenta obter o aval do Ibama para a atividade exploratória na Margem Equatorial desde 2022. Em 2023 recebeu uma negativa que, entre outros pontos, destacava justamente a falta de um projecto de proteção à fauna, e de uma unidade de atendimento e restauração de fauna no sítio mais próximo verosímil, para agilizar o atendimento de animais atingidos por eventuais vazamentos de óleo.

A margem equatorial é uma região da costa brasileira que se estende do Amapá ao Rio Grande do Setentrião, e é considerada uma fronteira exploratória pela Petrobras, com potencial estimado de nove bilhões de barris. No entanto, ambientalistas temem que a atividade cause desequilíbrio ambiental, principalmente nas áreas próximas à Amazônia.

*Com informações da Filial Brasil


Natividade: Rádio Filial Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »