A Polícia Federalista realizou, nesta terça-feira (20), uma operação para apurar e reprimir a prática de prevaricação eleitoral por secção de vereadores eleitos no ano pretérito nas cidades de Cabo Indiferente e São Pedro da Lugarejo, na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Os agentes cumpriram sete mandados de procura e inquietação em residências de investigados e nas câmaras de vereadores dos dois municípios.
Em Cabo Indiferente, a investigação foi iniciada no dia do primeiro vez das eleições municipais de 2024, em seguida suspeita de compra de votos por cabos eleitorais de um dos candidatos a vereador. Cabos eleitorais foram conduzidos à polícia e, com eles, foram apreendidos santinhos e uma quantia em moeda fracionada em cédulas de 100 reais. A investigação também descobriu um esquema de troca de votos por agendamento de consultas médicas em um hospital municipal de Cabo Indiferente.
Já em São Pedro da Lugarejo, um sufragista foi orientado à Polícia Federalista por ter sido flagrado filmando a urna eletrônica no momento do voto. As investigações apontaram que a gravação foi feita a mando de um cabo eleitoral de um dos candidatos a vereador da cidade. Conversas obtidas pela PF indicaram que o sufragista receberia R$ 100 em seguida fundamentar o voto e que a entrega dos valores seria realizada no comitê de campanha do candidato
Os investigados podem responder por prevaricação eleitoral, entre outros crimes.
Natividade: Rádio Sucursal Nácional