Rede Pátrio de Informação Pública discute fortalecimento do setor

Picture of Megapan News

Megapan News

Rede Nacional de Comunicação Pública discute fortalecimento do setor

Mais de 70 emissoras públicas de rádio e televisão de todo o país se reuniram nestas segunda (19) e terça-feira (20), na Universidade de São Paulo (USP), para o I Encontro da Rede Pátrio de Informação Pública em 2025.

A Empresa Brasil de Informação (EBC) e as emissoras parceiras discutiram estratégias e compartilharam experiências para fortalecer a notícia pública no país.

A Rede Pátrio de Informação Pública, que teve início em 2010, é uma coligação de emissoras públicas e privadas de todo o Brasil para produção e disseminação de teor educativo, cultural, artístico, informativo e científico.

A palestra de franqueza do evento debateu os “Desafios e perspectivas de financiamento da notícia pública no Brasil” e foi conduzida pelo professor da USP e ex-presidente da Radiobrás Eugênio Bucci.

Sobre esse objecto, o presidente da EBC, Jean Lima, destacou que o atual governo do presidente Lula conseguiu interromper as sucessivas reduções de recursos para a extensão.

“O evento foi importante para a gente fazer um balanço das ações, envolvendo o jornalismo público, nossa produção de teor, produção sítio, regional, os eventos que a gente vai fazer integrados, uma vez que a AEA, a transmissão do São João, que é uma sarau tão simbólica, principalmente para a região nordeste. Logo acho que o evento contribuiu muito para a gente fazer uma avaliação também da nossa situação institucional, envolvendo os aportes orçamentários e financeiros. Saiu uma vez que uma epístola que a gente discutia a retomada do orçamento para custeio de investimento, para a produção de teor, para a produção do jornalismo.”

Para o repórter da TV Unitins, do estado do Tocantins, Antônio Neves, a oportunidade de compartilhar conteúdos entre as emissoras da Rede Pátrio de Informação Pública permite saber melhor o que é produzido em todo o país.

“Além da interação entre os profissionais, a gente vê que os outros também estão produzindo, a gente passa a saber mais, a gente não tá sozinho naquele sítio que é o Tocantins, que é o setentrião do país, é uma oportunidade da gente também mostrar o que a gente tá fazendo, que existe um outro Brasil dentro do Brasil.”

Outros assuntos discutidos no encontro foram “redes sociais e a ampliação do alcance da notícia pública” e também o entretenimento de impacto, com a participação da Diretora de Teor e Programação da EBC, Antônia Pellegrino, e do Diretor do Programa Sem Exprobação, Bruno Barros.

*Com informações da Filial Brasil


Manancial: Rádio Filial Nácional

Minha Rádio
AO VIVO