O pagamento de pensão para filhos de mulheres que sofreram feminicídio começa em dezembro. Pelo menos é o que espera a ministra das Mulheres, Márcia Lopes. Ela participou nesta quarta-feira (19) do programa Bom Dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
O governo publicou em setembro as regras do benefício, que vai garantir um salário mínimo mensal aos órfãos com menos de 18 anos.
“Não tenho dúvida que isso será uma reparação mínima do Estado brasileiro”.
Nós procuramos o Ministério da Previdência para confirmar a data, mas ainda aguardamos uma resposta.
A ministra ainda falou sobre a campanha mundial “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”, que começa nesta quinta-feira. A ideia é articular educação, saúde, assistência social, cultura, agricultura e juventude.
“Falar com as jovens, para que elas sejam protagonistas de projetos de futuro, e jamais de submissão. Não só de violência, mas de preconceitos, de subestimação das capacidades das mulheres”.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, quase mil e quinhentas mulheres foram assassinadas pela condição de gênero no ano passado. A maioria era negra e quase todas foram mortas por homens.
Fonte: Agência Brasil




