Mais de 5 milhões de eleitores terão título cancelado

Mais de 5 milhões de eleitores terão título cancelado

Mais de 5 milhões de eleitores terão o título cancelado a partir desta terça-feira (20). A informação é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prazo para evitar o cancelamento do título de eleitoral acabou nesta segunda (19), sem que essas pessoas regularizassem a situação junto aos tribunais eleitorais. Elas não votaram, não justificaram ou pagaram as multas referentes à escassez nas últimas três eleições e perderam o prazo para regularizar a situação.

O cancelamento do título de votante não impede somente a pessoa de votar ou de se candidatar. Ela não pode tomar posse em incumbência público, se matricular em universidades públicas, tirar carteira de identidade ou passaporte e acessar alguns benefícios sociais.

O TSE informa que o cancelamento não será enviado de forma individual, a cada cidadão. O votante pode verificar se teve o título cancelado consultando sua situação eleitoral nas páginas dos tribunais eleitorais ou nos TREs, os tribunais regionais eleitorais de cada estado e do Província Federalista.

Para quem descobriu que teve o título cancelado, o TSE informa que haverá mais uma oportunidade para resolver a situação. A partir desta terça (20), já é provável solicitar a regularização do título de votante no cartório eleitoral ou no autoatendimento dos sites dos tribunais eleitorais.

Nesses canais, o votante poderá saber quais são os documentos necessários para que o seu título volte à situação regular.

O TSE também adianta que quem tem débitos junto à Justiça Eleitoral precisa quitá-los, mas isso não impede os cancelamentos que acontecerão a partir de agora. Será necessário também solicitar a regularização do título.


Manancial: Rádio Filial Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »