Estudo aponta que mundo bateu recorde em perdas de florestas em 2024

Estudo aponta que mundo bateu recorde em perdas de florestas em 2024

O mundo bateu recorde na perda de florestas em 2024, principalmente por desculpa de incêndios. O Brasil seguiu esse padrão e perdeu quase 3 milhões de hectares de florestas tropicais primárias, as mais antigas; 42% do totalidade mundial, segundo levantamento da ONG internacional WRI, divulgado nesta quarta-feira.

Dois terços dessa devastação cá no Brasil foram causadas pelo queimada manteúdo pelas secas históricas, que foram seis vezes mais que em 2023. A Amazônia teve a maior perda de árvores desde 2016, enquanto o Pantanal sofreu o maior dano em termos percentuais.

Segundo a diretora de florestas do WRI Brasil, Mariana Oliveira, a pesquisa focou nas florestas primárias por que abrigam uma grande quantidade de espécies, absorvem gases de efeito estufa e são meios de vida para as pessoas que vivem nelas.

Mariana afirma que os incêndios não são naturais em florestas tropicais (porquê é o caso da Amazônia) e que, na maioria dos casos, eles têm relação com a atividade humana. Ela também aponta que ações de recuperação das áreas queimadas podem também impedir novas perdas.

Em termos mundiais, foi a primeira vez que o queimada – e não a agropecuária – causou a maior secção da devastação de florestas tropicais primárias. No ano pretérito, a perda totalidade no mundo foi de mais de 6,5 milhões de hectares — uma extensão do tamanho do Panamá.


Manancial: Rádio Dependência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »