O presidente Lula e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, participaram na tarde de hoje da 10ª Reunião do Conselho de Participação Social no Salão Oeste do Palácio do Planalto, em Brasília.
Com a presença de 67 organizações sociais, o evento apresentou o balanço das atividades deste ano, análise de conjuntura política e planejamento para o ano que vem.
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, destacou a importância da conexão direta com os movimentos sociais para construção conjunta das políticas públicas. O ministro assinou a recondução dos membros do conselho, formado em sua maioria pela sociedade civil.
Entre as principais demandas da sociedade civil está o fim da escala 6×1 com redução da jornada de trabalho sem perda salarial. O fim do feminicídio no país, educação e saúde da mulher negra e o respeito aos territórios tradicionais de matriz africana também foram citados pelos representantes da sociedade civil.
O presidente Lula falou sobre a relação com os Estados Unidos e a atuação em relação ao tarifaço, com três reuniões com o presidente Donald Trump, resultando na reversão das taxas sobre a maioria dos produtos brasileiros. Lula citou o golpe contra a presidenta Dilma Roussef e o retrocesso sofrido pela democracia brasileira, e destacou que as conquistas precisam ser colocadas na balança, como o registro da menor inflação dos últimos anos.
Lula falou também sobre a reforma tributária e a tentativa de equilibrar as contas públicas e promover justiça social. O presidente comentou ainda a questão da violência doméstica e dos casos de feminicídio, e assumiu o compromisso na agenda com relação à violência contra as mulheres.
Fonte: Agência Brasil






