Congresso aprova reajuste de salário para servidores do Executivo

Congresso aprova reajuste de salário para servidores do Executivo

O Congresso aprovou a proposta que concede reajuste de salário para servidores do Executivo Federalista. O projeto também reestrutura carreiras, transforma cargos e unifica as gratificações recebidas quando a pessoa se aposenta.

O reajuste é em duas etapas. A primeira começou a valer levante ano. A segunda, só em abril do ano que vem. E o percentual varia de conformidade com o missão e com as negociações. Para as categorias que não tiveram conformidade ou negociação, o reajuste é de 9%. Esse mesmo percentual é o mínimo aplicado para os cargos em percentagem e funções de crédito. Mínimo porque ele pode variar até 30%, dependendo do nível hierárquico. Aumento também de 9% nas gratificações. O impacto, segundo o governo, é de R$ 17,9 bilhões levante ano e R$ 8,5 bilhões no que vem.

A proposta, no entanto, foi fatiada pela Câmara. A segmento de progressão funcional, reenquadramento e geração de carreiras vai permanecer a missão de um grupo de trabalho. Somente as reestruturações que estavam no texto original foram aprovadas. 

Esse grupo de trabalho deverá, em 45 dias, apresentar uma proposta. Ele vai discutir progressão funcional, enquadramentos, concessões de outros reajustes e a geração de carreiras não previstas no texto original.

O projeto de Lei do Executivo veio para substituir uma Medida Provisória de mesmo texto, mas que perde a validade agora dia 2 de junho. Depois de autenticado na Câmara, o texto ainda precisa ser analisado pelo Senado.
 


Manadeira: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »