Epístola dos prefeitos proporá emendas à PEC da Sustentabilidade Fiscal

Carta dos prefeitos proporá emendas à PEC da Sustentabilidade Fiscal

A Marcha em Resguardo dos Municípios termina, nesta quinta-feira (22), em Brasília.

Os mais de três milénio prefeitos participantes vão apresentar uma missiva com as principais pautas e reivindicações. 

Os pontos prioritários são parcelamento de dívidas com a Previdência Social, mudanças na reforma tributária e ressarcimento para municípios na reforma do imposto de renda. 

Posteriormente aprovação, a missiva será enviada aos Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.  

A principal cobrança envolve mudanças na proposta de emenda à Constituição conhecida porquê PEC da Sustentabilidade Fiscal. 

O texto está na Câmara dos Deputados e trata, entre outros pontos, de débitos previdenciários e de precatórios.

A Confederação Vernáculo dos Municípios defende o uso de regras previdenciárias da União; o IPCA porquê indexador para correção da taxa de juros das dívidas do INSS; e o refinanciamento de débitos com a União.

Além do aumento do limite da receita para remunerar os precatórios; e ainda um índice de até 4% para a correção da taxa de juros.

Outra reivindicação é um gatilho de ressarcimento das perdas de arrecadação com a ampliação da isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 milénio mensais.

Segundo os prefeitos, a mudança pode impactar em quase R$ 10 bilhões os cofres públicos.


Nascente: Rádio Dependência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »