Centenas de brincantes das quadrilhas juninas vão tomar as ruas do Meio Histórico de Recife para perfurar oficialmente os festejos juninos na capital pernambucana. 
Nesta sexta-feira (23), a Liga Independente das Quadrilhas Juninas do Recife promove mais uma edição do Quadrilhão. O cortejo, que tem a participação de 16 quadrilhas juninas da capital, se concentra a partir das 16h no Recinto de São Pedro; e vai levar turistas e recifenses no ritmo do forró pelas ruas do Recife Velho até o Marco Zero da cidade.
Sob o comando dos marcadores, os quadrilheiros dançam em conjunto, fazendo evoluções durante a marcha pelas ruas no maior cortejo estilizado do estado. Serão 10 quadrilhas adultas, além de outras 6 quadrilhas infanto-juvenis, que têm também missão de renovar os grupos que se apresentam nos arraiás, uma vez que destaca o presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Recife, Roberto Carlos.
“É importante que cada ação das entidades, das ligas, das federações, contemplem as quadrilhas infanto-juvenis, que é quem vai dar força e ininterrupção a leste movimento no horizonte. É importante manter, é importante investir nessas crianças, nesses jovens que estão aí começando a fazer. A gente passa, as pessoas passam, o tempo não para, uma vez que dizia Cazuza.”
Liga Independente das Quadrilhas Juninas do Recife, por Liquajur – Recife/Facebook
O Quadrilhão surgiu uma vez que prévia da celebração aos santos católicos do mês de junho, ainda no início dos anos 1980, e foi realizado até 2013. Roberto explica que o evento agora foi resgatado pela Liga de Quadrilhas, por meio da Política Vernáculo Aldir Blanc de Fomento à Cultura, com o intuito de dar visibilidade e fortalecer a relevância do movimento quadrilheiro para a cultura da cidade.
“É trazer, neste novo momento de política cultural que o Brasil vive, trazer a viveza, a força dessas escolas juninas em um grande arrastão para o núcleo da cidade. Capitaneadas pela Liga de Quadrilhas do Recife, que foi fundada em 2017, e vem, desde lá, fazendo um trabalho a nível de município, de fortalecimento, de reconhecimento, de valorização e de capacitação das quadrilhas para o mercado.”
Dentro da programação solene de Recife, o Festival de Quadrilhas Juninas promovido pela Liga leste ano será nos dias 25 e 26 de junho e será realizado no Sítio Trindade, no bairro Lar Amarela. No totalidade, 16 quadrilhas participam da competição.
Liga Independente das Quadrilhas Juninas do Recife, por Liquajur – Recife/Facebook
* Com sonoplastia de Jailton Sodré.
Manadeira: Rádio Dependência Nácional




