Artistas e autoridades celebram prêmios de O Agente Secreto em Cannes

Aclamado, Festival de Cannes entrega premiação neste sábado

Autoridades e artistas celebraram neste sábado (24/5), com muitos vivas ao cinema pátrio, os prêmios conquistados pelo filme brasílico “O Agente Secreto” no Festival de Cinema de Cannes, na França. Kleber Mendonça Rebento recebeu o troféu de Melhor Direção, o que não acontecia desde 1969. Já o ator Wagner Moura levou o de melhor ator, prêmio inédito para o Brasil no Festival. 

Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou e disse que esse é um grande momento de reconhecimento da nossa arte no mundo. Para o presidente, hoje é um dia para sentir ainda mais orgulho de ser brasílico e de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de Kleber Mendonça Rebento e de Wagner Moura.

Já a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que os prêmios mostram o momento vibrante do audiovisual no país, e que revelam o potencial das produções e da cultura brasileiras. 

“O Agente Secreto” conta com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual. Ambientado nos anos 1970, o filme conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para Recife para reencontrar o rebento caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.

Atores uma vez que Alice Braga e Lázaro Ramos também comemoraram, nas redes sociais, e se mostraram orgulhosos da conquista inédita de Moura. Ao receber o prêmio de melhor direção, Kleber Mendonça Rebento disse que deseja que “O Agente Secreto” esteja nas telonas, porque as salas de cinema formam o caráter de um filme. Ele agradeceu o prêmio em gaulês, inglês e português e mandou um alô privativo para os pernambucanos. 

“Penso que Cannes é simplesmente a catedral do cinema neste planeta. Muito obrigado! Eu queria mandar um amplexo para todo mundo no Brasil, principalmente para Recife e o Pernambuco.”

O diretor também recebeu o prêmio por Wagner Moura, que não pôde comparecer por compromissos profissionais. 

“O Agente Secreto” foi aplaudido por murado de 15 minutos na estreia no Festival de Cannes e era um dos favoritos da sátira especializada à Palma de Ouro, maior premiação, que ficou com o longa “Um simples Acidente”, do cineasta dissidente iraniano Jafar Panahi.

A entrega dos prêmios Palma de Ouro, Grand Prix, Prêmio do Júri e as distinções de direção, roteiro e tradução feminina e masculina encerraram, neste sábado, a edição do número 78 do festival de Cannes.
 


Nascente: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »