Sebrae fala sobre cenário de microempreendedorismo no Brasil

Sebrae fala sobre cenário de microempreendedorismo no Brasil

Os três primeiros meses do ano foram de subida na exórdio de pequenos negócios no Brasil, com destaque para os microempreendedores individuais. 

Técnico em gestão financeira empresarial, Andressa Almeida explica que ações uma vez que a Política Pátrio de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas vêm favorecendo o envolvente empreendedor brasiliano.

“Oportunidades de crédito pra pequenos negócios, a gente teve nisso um aumento relevante na economia brasileira nos últimos tempos. Políticas públicas de incentivo, nós temos muito setores em expansão. No transporte rodoviário, o MEI Caminhoneiro, por exemplo, teve um aumento muito grande; os e-commerce, marketing place, incentivos ao mercado da formosura”.

Mas não basta penetrar um pequeno negócio, é preciso saber seu ramo de atividade para permanecer no mercado. Também é importante tomar algumas precauções, alerta a profissional, para não colocar tudo a perder.

“Falta de planejamento, nesse início, é um tanto que mata muitos negócios. Mesmo que seja um negócio simples, é importante fazer um estudo de mercado, pesquisar antes, organizar as finanças desde o início é fundamental para prometer a saúde e sustentabilidade da empresa. Por exemplo, separar as finanças pessoas das da empresa, ter controle de caixa simples e quotidiano. Tudo precisa ser registrado, mesmo os centavos”.

Um outro levantamento do Sebrae, o Serviço Brasílico de Pedestal às Micro e Pequenas Empresas, mostra que a experiência profissional e de vida de alguns brasileiros tem contribuído para fomentar ainda mais o cenário empreendedor: são quatro milhões de negócios comandados por pessoas com 60 anos ou mais, número que cresceu 40% nos últimos 10 anos.

Andressa Almeida destaca alguns fatores que têm contribuído para oriente movimento.

“Com a longevidade, muitos brasileiros buscam se manter ativos, profissionalmente, em seguida os 60 anos. Hoje a pessoa de 60 anos não é mais a mesma dos anos 90, primícias dos anos 2000. É uma geração que ainda procura realização pessoal e também complemento de renda, de aposentadoria”.

A profissional lembra, ainda, que “o acúmulo de funções, decisões por percepção e a dificuldade de delegar tarefas limitam o incremento”. Nesse caso, alerta Andressa, “descrever com o escora de uma assessoria financeira pode ser um dos grandes diferenciais para sobreviver aos desafios do mercado, permitindo que o empreendedor foque no incremento do negócio com mais segurança”.


Nascente: Rádio Sucursal Nácional