Temperaturas médias globais devem atingir novos recordes

Temperaturas médias globais devem atingir novos recordes

As temperaturas médias globais devem se manter próximas ou atingir novos recordes nos próximos cinco anos, ultrapassando as marcas alcançadas em 2024, o ano mais quente já registrado em 175 anos. 

As informações são do relatório da Organização Meteorológica Mundial, que conclui que esses novos patamares devem aumentar os riscos climáticos e os impactos nas sociedades, nas economias e no desenvolvimento sustentável.

Gabryele de Roble dos Santos, meteorologista da AtmosMarine, destaca algumas dessas consequências:

“Podemos ter ondas de calor mais longas e mais severas. Maiores dias de duração e temperaturas mais altas. Aliás, também podemos ter secas prolongadas e chuvas mais intensas e com volume maior e com maior duração. E isso vai acarretar inundações, deslizamentos”.

Impactos na biodiversidade e na saúde humana são outros reflexos dessas mudanças, de concórdia com a perito.

“Nós também podemos ter uma perda da biodiversidade terrestre, porque pode aumentar a extinção de espécies devido à incapacidade de adaptação à rápida mudança de temperatura e habitat. Aliás, nós podemos ter também um impacto na saúde humana, aumento de doenças transmitidas por vetores, porquê cá no Brasil, por exemplo, a dengue.”

A previsão também indica que há 70% de verosimilhança de o aquecimento médio entre 2025 e 2029 ultrapassar 1,5°C, um aumento de 47% em relação ao relatório do ano pretérito.

Também são apontadas condições anormais de seca para a Amazônia e aquecimento do Ártico supra da média global.


Manadeira: Rádio Dependência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »