Opas alerta sobre aumento de casos de febre amarela nas Américas

Opas alerta sobre aumento de casos de febre amarela nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta sobre o aumento dos casos de febre amarela nas Américas. Até maio deste ano, o número de infecções foi oito vezes maior que no mesmo período de 2024. O número de mortes já supera em 3 vezes o totalidade do ano pretérito inteiro.

Ao todo, a região já relatou 221 casos e 89 óbitos neste ano. A liderança é do Brasil com metade das infecções e das mortes, seguido da Colômbia e do Peru.

A preocupação é com casos fora da Amazônia, uma vez que em São Paulo e no estado de Tolima, na Colômbia, porque isso pode aumentar o risco de surtos urbanos.

Segundo a Opas, quase todos os infectados neste ano e em 2024 não estavam vacinados, pois a cobertura vacinal caiu depois da pandemia. Em dez dos 12 países onde a doença é geral, a taxa de vacinação está inferior dos 95% recomendados.

A febre amarela é transmitida por mosquitos, inclusive o Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue. A doença pode suscitar febre, dores no corpo, vômito e, em casos graves, morte.

Se identificar esses sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Somente o médico pode determinar a situação e orientar o tratamento.

A Opas recomenda substanciar a vacinação em todos os países, monitorar os casos e alertar viajantes para as áreas de risco. Também orienta o uso de doses fracionadas da vacina, quando necessário, para aumentar a proteção com o estoque disponível do imunizante.

É provável conseguir informações sobre a vacinação contra a febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde, na página da Secretaria de Saúde do seu estado ou na página do Ministério da Saúde.


Nascente: Escritório Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »