A influenza A é responsável por 72,5% das mortes por síndrome respiratória aguda grave, segundo último boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (29). A incidência do vírus da gripe é maior em idosos e crianças até dois anos.
O boletim também indica que as hospitalizações por vírus sincicial respiratório, que atingem em privativo as crianças pequenas, têm apresentado sinal de interrupção no desenvolvimento ou até mesmo início de queda em alguns locais, uma vez que São Paulo, Rio Grande do Setentrião e Região Federalista.
Já os casos graves por influenza A começam a sinalizar desaceleração do desenvolvimento no Mato Grosso do Sul e no Pará. No entanto, as medidas de proteção devem seguir, incluindo a vacinação, uma vez que lembra a pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Portella
“Ainda não é hora de relaxar algumas medidas de proteção nessas regiões, já que a incidência desses casos ainda permanece subida nesses locais. Muita atenção em relação à preço da vacinação contra o vírus da influenza A, principalmente nesses grupos das crianças pequenas, dos idosos e também de outros grupos prioritários. A vacina contra a influenza leva por volta de 15 dias para fazer efeito, por isso que é muito importante que as pessoas desses grupos se vacinem o quanto antes.”
Em 2025, já foram notificados 75.257 casos de síndrome respiratória aguda grave no país.
Natividade: Sucursal Brasil