Síndrome respiratória: influenza A pretexto 72,5% das mortes, diz Fiocruz

Influenza A é a causa de 72,5% das mortes por SRAG, diz Fiocruz

A influenza A é responsável por 72,5% das mortes por síndrome respiratória aguda grave, segundo último boletim Infogripe da Fiocruz, divulgado nessa quinta-feira (29). A incidência do vírus da gripe é maior em idosos e crianças até dois anos.

O boletim também indica que as hospitalizações por vírus sincicial respiratório, que atingem em privativo as crianças pequenas, têm apresentado sinal de interrupção no desenvolvimento ou até mesmo início de queda em alguns locais, uma vez que São Paulo, Rio Grande do Setentrião e Região Federalista.

Já os casos graves por influenza A começam a sinalizar desaceleração do desenvolvimento no Mato Grosso do Sul e no Pará. No entanto, as medidas de proteção devem seguir, incluindo a vacinação, uma vez que lembra a pesquisadora da Fiocruz, Tatiana Portella 

“Ainda não é hora de relaxar algumas medidas de proteção nessas regiões, já que a incidência desses casos ainda permanece subida nesses locais. Muita atenção em relação à preço da vacinação contra o vírus da influenza A, principalmente nesses grupos das crianças pequenas, dos idosos e também de outros grupos prioritários. A vacina contra a influenza leva por volta de 15 dias para fazer efeito, por isso que é muito importante que as pessoas desses grupos se vacinem o quanto antes.”

Em 2025, já foram notificados 75.257 casos de síndrome respiratória aguda grave no país.

Natividade: Sucursal Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »