Hospitais universitários fazem mutirão para reduzir filas do SUS

Hospitais universitários fazem mutirão para reduzir filas do SUS

O primeiro mutirão do novo programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, ocorreu neste sábado (31), em nove hospitais universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A iniciativa procura utilizar infraestrutura pública e privada para reduzir as filas de procedimentos não emergenciais do Sistema Único de Saúde (SUS).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve no Hospital Universitário de Brasília (HUB) para escoltar o mutirão, que realizou 28 cirurgias eletivas, além de 28 exames de coloproctologia (procedimento que avalia a saúde do tripa).

Segundo Padilha, a teoria é que os hospitais universitários passem a funcionar aos sábados ou em terceiro vez para atendimento eletivo, aumentando a capacidade da rede pública.

“Isso significa um esforço do Ministério da Saúde, Ministério da Instrução e Ebserh. Esse ano a Ebserh tem uma vez que meta aumentar em 40% a quantidade de cirurgias eletivas que realiza. O Ministério da Saúde coloca R$ 100 milhões para essa ação, reforçando os recursos que já são do MEC e da Ebserh”, detalhou o ministro.

Ainda foi inaugurado no Hospital Universitário de Brasília um tomógrafo e outro mamógrafo, para ampliar o número de exames. Eles custaram mais de R$ 7 milhões.

No dia 5 de julho vai ocorrer o Dia E Vernáculo, para mobilizar hospitais universitários de todo país para ampliação de atendimento médico eletivo.

O programa “Agora Tem Especialistas” foi lançado por Medida Provisória nessa sexta-feira. A ação permite ainda o credenciamento de estruturas privadas que tenham interesse em oferecer atendimento e tratamento ao SUS.

 

*Com informações da Dependência Brasil

 


Nascente: Dependência Brasil

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »