Operação apreende 2 toneladas de caça e pesca ilegais no Amazonas

Operação apreende 2 toneladas de caça e pesca ilegais no Amazonas

Mais de 2 toneladas de pescado e de mesocarpo de caça ligadas às atividades ilegais de pesca predatória em espaço protegida da floresta amazônica. Esse é o resultado de uma operação realizada neste final de semana pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) junto com a Polícia Federalista (PF).

A ação ocorreu na Floresta Pátrio Mapiá-Inauiní, unidade de conservação federalista com mais de 300 milénio hectares no sul do Amazonas, próximo da lema com o Acre. A espaço é parcialmente sobreposta à Terreno Indígena Inauiní/Teuini, onde vivem pouco mais de 240 indígenas.

Na operação da PF e do ICMBio, seis pessoas foram presas em flagrante pelo envolvimento com os crimes.

Além de 1,2 tonelada de pescado e 1 tonelada de mesocarpo de caça, foram apreendidos no sítio 10 tracajás vivos, que são espécies parecidas com tartarugas.

Os agentes também confiscaram materiais usados para práticas criminosas, desde embarcações e motosserras até armadilhas e armas de lume.

Os presos podem responder por crimes porquê pesca e caça ilegais em unidade de conservação, entrar em unidade de conservação com material de caça, transportar animais silvestres sem autorização, porte proibido de arma de lume, entre outros.

De pacto com a PF, a ação foi realizada em suporte à fiscalização ambiental do ICMBio e faz segmento do esforço para coibir crimes ambientais, que ameaçam os recursos naturais da região amazônica, mormente em áreas de proteção federalista.


Manadeira: Rádio Filial Nácional