A Polícia Federalista realizou uma operação em Sergipe contra dois alvos na investigação sobre os descontos indevidos nos contracheques de aposentados e pensionistas do INSS. Os dois mandados de procura e inquietação foram cumpridos nas cidades Indiaroba e Umbaúba, em seguida autorização da 3ª Vara Federalista de Sergipe.
A ação apreendeu bens de cimeira valor dos investigados de participação na fraude. O objetivo é repor os valores aos cofres públicos e reduzir os prejuízos causados pelos autores do violação.
Essa ação é um desdobramento da operação deflagrada em abril, que identificou irregularidades nas mensalidades de entidades associativas que eram cobradas diretamente nos benefícios do INSS. Sergipe estava entre os 14 estados onde os policiais agiram naquele mês. A estimativa da PF é de quase R$ 6,5 bilhões desviados dos segurados.
O INSS alertou mais de 9 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos suspeitos nos últimos cinco anos.
Até ontem à tarde, quase 2,7 milhões de pessoas afirmaram pelo sistema “Meu INSS”, telefone 135 e nas agências dos Correios, que não autorizaram os débitos e querem a restituição. Somente 71 milénio confirmaram que o desconto era regular. Até o momento, 41 entidades foram contestadas.
Manancial: Rádio Filial Nácional