O mês de junho é marcado pelas tradicionais festas juninas. Bebidas quentes, comidas típicas e fogueiras são símbolos dessa celebração que une pessoas de todas as idades.
Mas, para que a diversão não seja prejudicada, é importante estar vigilante a riscos comuns dessa estação do ano: fogueiras e fogos de artifício estão entre as principais causas de queimaduras no período. No caso das fogueiras, o ideal é que a estrutura seja montada em envolvente franco e sem vegetação próxima, orienta o soldado Jansen, do Primeiro Batalhão de Bombeiros Militar de Salvador, na Bahia.
Outra preocupação são os fogos de artifício, que podem simbolizar risco quando manipulados sem o devido zelo. Mesmo adotando todas as medidas de segurança, alerta o soldado Jansen, acidentes ainda podem ocorrer, principalmente queimaduras.
Além da criancice, os especialistas lembram que é importante permanecer de olho nos idosos. A pele mais fina deixa-os mais sensíveis e vulneráveis ao calor intenso das chamas. Além do veste de que alguns têm mais dificuldade para se locomover em locais menos iluminados. E não esqueça. Soltar balão é delito, com pena de até três anos de prisão.
Natividade: Rádio Sucursal Nácional