Obras de segurança hídrica no NE devem finalizar em 2027, diz ministro

Obras de segurança hídrica no NE devem acabar em 2027, diz ministro

As obras federais de segurança hídrica na região Nordeste devem ser concluídas até 2027. Foi o que afirmou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Ele participou nesta quinta-feira (5) do programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Notícia (EBC).

Segundo o ministro, a transposição do Rio São Francisco já está concluída e o bombeamento de chuva será dobrado.

As novas obras estão no Novo PAC e atendem mais regiões e estados do Nordeste. Algumas utilizam as águas da transposição; outras, não. E além do consumo, a teoria é permitir projetos de rega e produção de víveres.

Com mais chuva disponível, mais demandas devem surgir de prefeituras e estados, porquê avaliou o ministro Waldez Góes.

Sobre o Resguardo Social Alerta, sistema que informa pelo celular o risco de desastres, porquê enxurradas e deslizamentos de terras, o ministro afirmou que os testes na região Nordeste começam daqui a 10 dias.

Waldez Góes ainda disse que o governo pretende fechar nascente ano o contrato de licença, por meio de Parceria Público Privada, para gestão e manutenção de todo o sistema da transposição do São Francisco.


Nascente: Rádio Dependência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »