A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Envolvente (SEDEMA) de Cassilândia promoveu, ao longo da última semana, uma intensa programação em referência ao Dia Mundial do Meio Envolvente, festejado em 5 de junho. As atividades, realizadas entre os dias 2 e 7 de junho, envolveram diversos públicos e contaram com a colaboração de importantes instituições parceiras do município.
Entre os dias 2 e 4, estudantes das escolas municipais participaram de palestras educativas com o tema “Animais Silvestres de Nossa Região”, ministradas por Deivid Henrique (Fiscal Sanitário e Ambiental do Município) e pelo Subtenente Evaldo Monteiro, da Polícia Militar Ambiental de Mato Grosso do Sul. As ações foram fruto da parceria entre a SEDEMA e a Secretaria Municipal de Ensino (SEMED).
Na quarta-feira (04), a programação se estendeu ao ensino superior. Alunos do curso de Agronomia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade Cassilândia, participaram da palestra “Legislação e Fiscalização de Defensivos Agrícolas”, conduzida pelo Subtenente Evaldo. A abordagem buscou trazer um olhar técnico e consciente sobre o uso de agroquímicos e a preço da fiscalização para o estabilidade ambiental.
Na quinta-feira, a SEDEMA se uniu à Câmara Municipal de Cassilândia para oferecer à população a palestra “Chuva, Manjar e Meio Envolvente”, com Juliana Rezende, coordenadora de Meio Envolvente da Prima Foods. No entanto, por motivos de força maior, a atividade precisou ser adiada e será remarcada em breve.
O fecho da semana aconteceu no sábado (07), dentro da edição mensal do evento “Servidor Mais Ativo”, que desta vez teve porquê temática a valorização da Semana do Meio Envolvente. A programação contou com uma trilha ecológica nos periferia do Estádio Serrinha, promovendo a integração dos servidores com a natureza lugar. Ao final da atividade, balões biodegradáveis preenchidos com gás hélio e sementes nativas do encerrado — porquê Ipê-roxo, Baru e Pau-terra — foram soltos ao firmamento, simbolizando a esperança por um porvir mais verdejante e sustentável.
Ainda no sábado, a SEDEMA participou do Projeto Asas, um dia de campo organizado em parceria com a coordenação do curso de Agronomia da UEMS e a Escola Evangélica de Cassilândia. O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Envolvente, Edson Bobadilha, do secretário municipal de Ensino, Saulo Sodré, e do procurador-geral do município, Carlos Alexandre Lima. Em um gesto simbólico de zelo com a fauna lugar, os alunos ofereceram sustento adequada às aves protegidas, demonstrando compromisso e sensibilidade ambiental.
Ao final da programação, o secretário Edson Bobadilha destacou:
“A conscientização ambiental precisa ser uma construção uniforme. Por isso, seguimos empenhados em fortalecer parcerias, promover conhecimento e desenvolver políticas públicas que garantam o estabilidade entre o prolongamento do nosso município e a preservação dos nossos recursos naturais. Somente com instrução e ação conseguiremos testificar um porvir sustentável para Cassilândia e para as próximas gerações.”
A Semana do Meio Envolvente de Cassilândia reforça o compromisso do município com a sustentabilidade, a instrução ambiental e a preservação do patrimônio proveniente da região.





Natividade: Escritório Brasil






