Às vésperas da 30ª edição da Conferência das Partes, na capital paraense, a bioeconomia amazônica é tema de debate na Europa.
A Associação dos Negócios de Sociobioeconomia na Amazônia (Assobio), que representa pequenos e médios empreendimentos cuja cárcere produtiva é baseada em práticas ecologicamente corretas, estará presente no evento para expor os impactos positivos do projeto, que incluem mais de 600 empregos gerados, mais de 50 milénio hectares impactados e 86 milénio pessoas beneficiadas pela atuação das 75 empresas vinculadas à associação.
Priscila Almeida, vice-presidente da Assobio, comenta que a associação levou para a Europa o que há de mais bonito na Amazônia, negócios da floresta que valorizam saberes das comunidades.
“E mostram que é verosímil gerar renda sem destruir a natureza, agregando valor e inovação aos produtos da sociobiodiversidade. São produtos e serviços que vêm de açaí, cacau, copaíba, castanha, tudo feito com muito zelo, saudação ao território e com um propósito, manter a floresta em pé e fortalecer quem dela vive e com ela. Esses negócios não vendem só produtos, eles vendem história, cultura, biodiversidade e uma novidade forma de fazer economia.”
A programação é rica em temas relacionados a sociobiodiversidade amazônica e inclui debates sobre finanças verdes, ciência, inovação, políticas públicas e cadeias produtivas sustentáveis.
Priscila Almeida destaca que a economia verdejante agrega valor na origem do resultado, respeita a floresta e é inclusiva com aqueles que cuidam do ecossistema.
“E levar tudo isso para a Europa foi mostrar que a Amazônia não é só um lugar que precisa ser salvo, é um lugar que tem soluções concretas para o porvir do planeta. A participação da nossa associação foi um passo muito importante para furar mercados, formar parceria e dar visibilidade a esta novidade economia que cresce com a floresta e não contra ela. Seguimos firmes nesse caminho mostrando que sim dá para empreender com propósito, gerar riqueza com responsabilidade e levar a Amazônia para o porvir com orgulho.”
A Amazon Week 2025 começou no dia 2 e vai até 13 de junho e acontece em Berlim, na Alemanha; Bruxelas, na Bélgica; e Paris, na França. O objetivo do evento é realçar soluções colaborativas que unam meio envolvente, economia e justiça social.
Nascente: Rádio Filial Nácional






