Jovem Noviço contrata mais de 57 milénio jovens entre janeiro e abril

Jovem Aprendiz contrata mais de 57 mil jovens entre janeiro e abril

Mais de 57 milénio jovens entre 14 e 24 anos foram contratados porquê Jovem Noviço nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e Ofício. No ano pretérito, no mesmo período, foram muro de 56 milénio novos vínculos.

Atualmente o programa conta com mais de 656 milénio participantes em todo o país. As meninas representam a maioria das novas contratações, com 52,48%. Outrossim, 52,6% dos jovens ainda estão cursando o ensino fundamental ou médio, e a metade tem até 17 anos.

Para o diretor regional do Senac DF, Vitor Corrêa, trabalhar porquê Jovem Noviço durante a formação básica é fundamental para desenvolver competências valorizadas pelo mercado e para aumentar a autoconfiança do participante.

“Ele tem uma vivência com o mundo do trabalho, o que é ainda mais relevante nesse momento atual em que a tecnologia está tão presente. Muitas vezes, o trabalho ou até o desenvolvimento da própria pessoa, acontece por meio da tecnologia. Com isso, as relações humanas, o comportamento, o diálogo com as pessoas e a interação com as empresas vai se perdendo entre os jovens. Logo, ter essa vivência é porquê edificar um firmamento importante não só para a perpetuidade, mas, na verdade, para o início de uma curso profissional”.

A oportunidade de debutar a trabalhar ainda com 16 anos foi importante para a universitária Ingrid Dantas. Ela, que foi efetivada na empresa que começou porquê Jovem Noviço, afirma ter tido a oportunidade de crescer profissionalmente e ainda complementar a renda de lar.

“É muito bom ser independente, buscar essa independência, mas a gente também precisa lembrar que, quanto mais responsabilidade a gente assume, mais compromisso vem junto, né? Muitos jovens acabam esquecendo disso. É ótimo debutar a se desligar um pouco do pai e da mãe, principalmente na secção financeira, porque isso já é um passo rumo à independência no mercado de trabalho. Logo, foi provocador, mas tenho certeza de que eu não seria a pessoa que sou hoje se não tivesse começado ainda tão novidade. Aprendi muito com a experiência porquê novato no Senac e na minha empresa. Foi principal para minha formação”.

O segmento que mais contratou jovens aprendizes entre janeiro e abril deste ano foi o da indústria, com quase 33 milénio novos vínculos. Em seguida aparece o setor de serviços, com mais de 10 milénio oportunidades de ocupação. No transacção, mais de 8 milénio jovens foram chamados para trabalhar.

*Com supervisão de Roberto Piza


Manadeira: Rádio Dependência Nácional