Batizado do Boi de Morros, do Maranhão, ocorre neste domingo

Picture of Megapan News

Megapan News

Batizado do Boi de Morros, do Maranhão, ocorre neste domingo

MÚSICA

Um dos grupos de Bumba Meu Boi mais tradicionais e mais amados do Maranhão, o Boi de Morros, completa 50 anos no próximo dia 23 de junho. E neste domingo, a partir de oito da noite, o Boi realiza o seu Ritual de Batizado, no bairro Butiquim, na cidade de Morros, a 100 quilômetros da capital, São Luís.

Os tapume de 160 componentes do Boi de Morros apresentam suas novas indumentárias para os festejos juninos e o novo bordado de pele que cobre a figura do Boi. Além dos brincantes, centenas de populares devem participar do momento de pedido de bênçãos aos santos, reforçando a simbologia que mistura religiosidade e cultura. José Carlos Lobato, Senhor do Boi de Morros, fala do tema deste ano e convida o público para a celebração.

“Seguindo pois portanto essa temática, vai principiar uma linda temporada Joanina, ou Junina, no maior São João do mundo, que é o São João do Maranhão. E o Boi de Morros faz o seu ritual belíssimo, mágico de batismo. Logo, próximo dia 15, você é o nosso convidado para surdir, submergir nas águas do Rio Una e ali receber as bençãos do batismo. A entrega ao Deus fundador no novo tema ‘Eis que faço novidade todas as coisas’.”

O batizado de um boi é um dos momentos mais esperados do período junino. Ele geralmente é comemorado em áreas externas e pátios das Igrejas católicas, em praças ou mesmo em locais de referência para o Bumba Boi, porquê os barracões e as sedes dos grupos, e em alguns casos têm até um paraninfo convidado a cada ano.

Em 2019, o Multíplice Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão, foi reconhecido porquê Patrimônio Cultural Intáctil da Humanidade pela Unesco.

MÚSICA

*Com sonoplastia de Jailton Sodré


Manadeira: Rádio Escritório Nácional

Minha Rádio
AO VIVO