Ministério da Instrução publica regras para “Enem dos Professores”

Ministério da Educação publica regras para "Enem dos Professores"

Saíram nesta terça-feira (17) as regras da 1ª edição da PND, a Prova Vernáculo Docente 2025, uma espécie de “Enem dos Professores”.

As inscrições podem ser feitas de 14 a 25 de julho, exclusivamente, pelo Sistema PND: pnd.inep.gov.br/pnd. O valor da taxa é de R$ 85, e precisa ser paga até 31 de julho.

São isentos do pagamento concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Enade 2025, pessoas de baixa renda inscritas no CadÚnico e doadores de medula óssea.

Os pedidos de isenção devem ser feitos entre os dias 30 de junho e 4 de julho, no mesmo site das inscrições.

O resultado da liberação do pagamento será divulgado em 14 de julho. E as provas serão no dia 26 de outubro à tarde.

A divulgação dos resultados individuais finais da PND está prevista para 10 de dezembro por meio do Sistema PND.

Segundo o INEP, instituto ligado ao Ministério da Instrução e responsável pela Prova Vernáculo Docente, a PND não é um concurso público.

O examinação funciona uma vez que um processo para ajudar nas seleções para ingresso no magistério da ensino básica pública de municípios, estados, do DF e da União.

O prazo para redes estaduais e municipais aderirem voluntariamente ao projeto terminou no último domingo.  

Agora, os gestores públicos que aderiram podem optar por usar a PND uma vez que lanço única ou complementar em seus concursos públicos.

De pacto com o INEP, a PND é processo unificado que faz secção do Programa Mais Professores para o Brasil, lançado em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


Nascente: Rádio Filial Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »