Brasil quer se firmar uma vez que produtor de vacinas do tipo RNA mensageiro

Brasil quer se firmar como produtor de vacinas do tipo RNA mensageiro

O Brasil quer se solidar uma vez que um dos polos de produção de vacinas do tipo RNA mensageiro.

A certeza foi feita nesta terça-feira (17) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante 15ª Reunião de Ministros da Saúde do Brics, em Brasília.

“São as vacinas que surgiram pra uso humano durante a pandemia e que mostraram uma qualidade muito impressionante e oportuna, que é a sua capacidade de se apropriar muito rapidamente a patógenos que possam surgir durante uma pandemia”.

Segundo Padilha, o governo está investindo na Fiocruz e no Instituto Butantan para o desenvolvimento dessa tecnologia.

Ou por outra, o Brasil também mantém parcerias estratégicas com países do Brics para a produção de vacinas do tipo RNA mensageiro, uma vez que explicou o ministro.

“Nós, durante a visitante do presidente Lula à China, firmamos uma estratégica com a China, com empresas produtoras de vacinas na China, que reforçam essa parceria com a Fiocruz e com o Instituto Butantan. Nos Brics foi criado um núcleo de pesquisa e desenvolvimento de vacinas e um dos pontos desse núcleo é estimular essas novas plataformas tecnológicas”.  

De conformidade com o Ministério da Saúde, as vacinas do tipo RNA mensageiro ensinam as células do corpo a produzir uma proteína que ajuda na imunização contra doenças.

Depois disso, o corpo elimina o RNA mensageiro e nenhum componente da vacina permanece no organização a longo prazo.

A pasta destaca que essas vacinas não alteram o nosso código genético, ou seja, o nosso DNA, não afetam o sistema reprodutivo e não interferem nos processos naturais do corpo. 


Manancial: Rádio Sucursal Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »