Sessão conjunta do Congresso derruba 11 vetos do presidente Lula

Sessão conjunta do Congresso derruba 11 vetos do presidente Lula

A sessão conjunta do Congresso Vernáculo desta terça-feira (17) derrubou 11 de vetos do presidente Lula a propostas aprovadas pelo parlamento. O destaque da votação foi a derrubada do veto, que inclusive teve combinação com o governo, da lei que permite a geração de pensão vitalícia para pessoas com deficiência causada pelo zika vírus que foram contaminadas durante a gravidez. O valor será de R$ 7.786,02, o equivalente ao teto do INSS, e será isento de imposto.

A senadora Mara Gabrilli, do PSD de São Paulo, autora do projeto, falou sobre a influência da pensão para prometer melhores condições para as crianças afetadas: “Esse recurso mensal até que elas não estejam mais cá é fundamental”.
 
Senadores e deputados também derrubaram o veto ao projeto que dispensa aposentados por invalidez, ou quem recebe o Mercê de Prestação Continuada (BPC), de passar por revisão médica pericial. 

Em um combinação do governo com a oposição, outros 31 vetos foram retirados de taxa.

Emendas

O Congresso também aprovou uma solução para adequar as emendas parlamentares aos critérios de transparência e rastreabilidade determinados pelo Supremo Tribunal Federalista (STF).
Os parlamentares, no entanto, aproveitaram o texto para permitir o uso de emendas de bancada e de percentagem para pagamento de salários de profissionais da saúde. Exclusivamente as emendas individuais não poderão ter esse tramontana. As regras atuais vedam a utilização das emendas para custeio de folha de pagamento de servidores.

CPMI do INSS

No final da sessão, foi lido o pedido de geração da Percentagem Parlamentar Mista de Interrogatório (CPMI) que vai investigar os descontos não autorizados de aposentadorias e pensões do INSS. Com a leitura, os partidos, agora, devem indicar os membros da CPMI.


Manancial: Rádio Sucursal Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »