No Canadá, Lula critica escalada de conflitos no Oriente Médio

Lula participa de reunião ampliada sobre segurança energética no G7

O presidente Lula criticou, nesta terça-feira (17), a escalada dos confrontos armados no Oriente Médio, porquê a guerra entre Israel e Irã, além do conflito entre Rússia e Ucrânia. O líder brasiliano classificou porquê inaceitáveis a matança de civis e os bloqueios que têm provocado lazeira generalizada, principalmente na população palestina, e reiterou a posição do Brasil contrária ao uso da força.

Líder brasiliano participa de encontro do G7
 
De tratado com informações do Palácio do Planalto, Lula deu as declarações no Canadá, onde participa do encontro de cúpula do G7. O Brasil não faz secção do grupo de países industrializados – formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unificado, França, Alemanha, Itália e Japão –, porém, tem sido convidado para as discussões ampliadas.

Transição energética
 
Durante o evento, o presidente brasiliano defendeu também um protótipo de transição energética sustentável e inclusivo, pautado na cooperação internacional. No entanto, Lula alertou que a rivalidade entre países tem comprometido avanços em áreas essenciais, porquê o combate à lazeira e a preservação ambiental. Na opinião do líder brasiliano, o mundo ainda resiste em concordar que a diversificação é “chave para a segurança energética”. Ele ressaltou que o Brasil foi pioneiro em investir em energias renováveis em larga graduação.


Natividade: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »