Líder supremo do Irã ameaço revidar em caso de ataque dos EUA

Líder supremo do Irã ameaça revidar em caso de ataque dos EUA

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, ameaçou revidar em caso de ataque direto dos Estados Unidos, em seguida o presidente Donald Trump exigir a rendição do governo iraniano na guerra contra Israel.

Em mensagem divulgada na televisão iraniana nesta quarta-feira (18), o aiatolá disse que o dano que os EUA sofrerão, se entrarem na guerra, será “irreparável”. Trump havia publicado em uma rede social, na terça (17), que exigia uma “rendição incondicional” por secção do governo iraniano.
 
Segundo a prensa israelense, enquanto o país aguarda uma definição do presidente norte-americano sobre se os EUA se juntarão à operação militar contra o Irã, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu informou que vai ser reunir novamente com o gabinete de segurança em Jerusalém, às 16 horas, no horário de Brasília.

Ataques no Irã e em Gaza

Entre os ataques ocorridos nesta quarta-feira, caças da Força Aérea de Israel atacaram e destruíram o quartel onde fica a sede da segurança interna do governo iraniano, na região leste da capital Teerã. Pelo menos, 25 caças atacaram mais de 40 alvos militares no oeste do país. De concordância com a Organização das Nações Unidas, milhares de moradores já fugiram de Teerã.
 
De concordância com a Escritório Internacional de Vontade Atômica, duas instalações de produção de centrífugas no Irã também foram atingidas. Em Teerã, foi atingido um prédio onde os reatores eram fabricados e testados. Na província meão de Karaj, também foram atingidos dois edifícios que produziam as centrífugas usadas. 
 
Enquanto isso, na Fita de Gaza, 11 palestinos morreram e mais de 70 ficaram feridos em seguida disparos das forças israelenses sobre a população que aguardava a distribuição de ajuda humanitária na dimensão do Galeria Netzarim. O tropa israelense não se posicionou sobre as novas mortes em Gaza. Os locais de distribuição de ajuda humanitária em Gaza têm registrado mortes quase diariamente.

Manadeira: Rádio Escritório Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »