Marinha mobiliza equipe para segurança da Cúpula do Brics no Rio

Marinha mobiliza equipe para segurança da Cúpula do Brics no Rio

A Marinha do Brasil começou nesta quinta-feira (3), as operações de segurança para a 17ª Cúpula de Líderes do Brics, que acontece no Rio de Janeiro nos próximos dias 6 e 7, no Rio de Janeiro.

A Marinha vai fazer o controle e interdição de áreas marítimas nas proximidades do Museu de Arte Moderna, onde vai acontecer a reunião e da Marina da Glória.

Navios-patrulha oceânicos, Fragatas, lanchas blindadas e viaturas também blindadas já estão em deslocamento para o posicionamento tático.

Já as tropas dos fuzileiros navais vão percorrer áreas estratégicas da cidade, como as vias do túnel Rebouças, e a orla do centro e de Ipanema, Leblon e São Conrado, reforçando a segurança e a presença ostensiva das Forças Armadas.

Além disso, equipes especializadas da Marinha, com o apoio de cães farejadores, vão fazer varreduras em hotéis que receberão delegações estrangeiras durante a Cúpula. Também vão usar um robô para desativação de artefatos explosivos.

Em entrevista nessa quarta-feira (2), o general de brigada Lúcio Alves de Souza, que é assessor especial do comando operacional conjunto Redentor, formado pela Marinha, Exército e Aeronáutica, disse que as Forças Armadas vão atuar de forma integrada com os órgãos de Segurança Pública do Estado e que o contingente e os equipamentos a serem usados serão os mesmos empregados no esquema de segurança da reunião do G-20, que aconteceu no Rio em novembro do ano passado, apenas com alguns ajustes.

Também nessa quarta-feira, a Polícia Federal anunciou que está realizando varreduras nos veículos oficiais que farão o traslado das autoridades participantes do evento. O objetivo é identificar e neutralizar qualquer tipo de ameaça que possa comprometer a segurança da Cúpula.


Fonte: Rádio Agência Nácional