Toffoli homologa acordo para ressarcimento de beneficiários do INSS

INSS: 2,8 milhões de beneficiários não autorizaram descontos

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, homologou, nesta quinta-feira (3), o acordo que prevê a devolução integral e imediata dos descontos fraudulentos em aposentadorias e pensões do INSS que eram destinados a entidades associativas. O ressarcimento será feito diretamente na folha de pagamento dos aposentados e pensionistas lesados.

O beneficiário que aderir ao acordo deverá concordar em receber os valores na esfera administrativa e desistir de ações judiciais contra a União e o INSS. No entanto, fica preservado o direito de ingressar com ações na justiça estadual para postular outros direitos em face das associações envolvidas. As ações coletivas propostas pelo Ministério Público Federal (MPF) serão extintas.

Com a homologação, os pagamentos devem começar no dia 24 de julho e serão feitos de 15 em 15 dias. Cada lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários.

Toffoli não aceita abertura de crédito extraordinário

Toffoli não aceitou o pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) para determinar a abertura de crédito extraordinário no orçamento para viabilizar o ressarcimento, por entender que essa medida é de competência do Congresso Nacional. No entanto, para o ministro, os recursos para o pagamento poderão ficar fora do limite de gastos do novo arcabouço fiscal.

A audiência de conciliação realizada no STF em 24 de junho contou com a participação de representantes da União, do INSS, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública da União (DPU) e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

*Com informações da Agência Brasil


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »