São Luís teve 59 casos de trabalho infantil no 1º semestre de 2025

São Luís teve 59 casos de trabalho infantil no 1º semestre de 2025

Apenas no primeiro semestre deste ano, 59 crianças e adolescentes foram identificados em situação de trabalho infantil em São Luís (MA). Desse total, 17 delas tinham 11 anos de idade ou menos. Outro caso foi de um venezuelano, de 14 anos, em situação de mendicância e fora da escola.

As informações foram divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio da Auditoria Fiscal do Trabalho, que reuniu os dados de afastamentos desses menores em atividades como venda de hortifrutis e produtos de açougue em mercados públicos, comércio ambulante em vias públicas e praias, ou simplesmente pedindo dinheiro nas ruas.

As atividades são proibidas para essa faixa etária, já que envolvem riscos à saúde e segurança, como uso de instrumentos cortantes em açougues, levantamento de cargas pesadas em feiras e mercados, além da exposição prolongada ao sol, chuva e calor excessivo em ambientes externos.

Essas condições estão na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil, prevista em decreto brasileiro que regulamenta a convenção da Organização Internacional do Trabalho.

Após as fiscalizações, o Ministério do Trabalho e Emprego encaminhou pedidos de providências, com os dados dos menores, para a rede de proteção de São Luís. O objetivo é garantir a inclusão desses jovens e das famílias em políticas públicas de proteção social, educação e saúde. Os adolescentes a partir de 14 anos são encaminhados para aprendizagem profissional.

Dados do Brasil

Segundo os dados mais recentes do IBGE, o trabalho infantil no Brasil chegou ao menor nível da série em 2023. Ainda assim, são mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes de 5 a 17 anos nessa situação. 

Existe um canal exclusivo para o recebimento de denúncias: o Sistema Ipê, que pode ser acessado pela internet.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »