Cinema brasileiro perde Jean-Claude Bernardet

Cinema brasileiro perde Jean-Claude Bernardet

O ícone do cinema brasileiro, Jean-Claude Bernardet, morreu neste sábado (12) aos 88 anos. Crítico, diretor, roteirista e ator, Bernardet foi uma referência no audiovisual no país.

Segundo amigos, ele teria sofrido um AVC e estava internado em um hospital em São Paulo. O velório será neste domingo (13), entre uma e cinco da tarde, na Cinemateca Brasileira, na capital paulista.

Belga naturalizado brasileiro, Jean-Claude chegou ao país aos 13 anos, em 1949. Pensador e professor, ele deu aulas na Universidade de Brasília, onde ajudou na criação do curso de cinema, e na Universidade de São Paulo.

Teve papel de destaque principalmente nos estudos de cinema, com críticas e com diversos livros publicados. Entre eles: Brasil em Tempo de Cinema e Cineastas e Imagens do Povo. Jean-Claude também foi roteirista e ator em mais de uma dezena de filmes.

Em nota de pesar, o Ministério da Cultura se solidarizou com familiares, amigos e admiradores desse importante nome do cinema do Brasil.

A Cinemateca Brasileira também lamentou a morte e expressou solidariedade. Afirmou que Jean-Claude era uma figura central e incontornável do pensamento e da produção cultural brasileira, um nome de importância ímpar nos estudos da sétima arte. E destacou que ele teve uma capacidade excepcional de análise de forma totalizante, acreditando na interlocução entre a crítica e a produção cinematográfica.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »