Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em São Paulo no inverno

Viva Maria celebra chegada com inverno com reflexão sobre "existência"

O estado de São Paulo vem enfrentando dias secos desde o início do inverno, e a umidade do ar chegou a 20% em alguns locais nessa quarta-feira (16). De acordo com a Defesa Civil, esse cenário traz preocupações com o risco de incêndios e queimadas em todo o território paulista.

O órgão alerta para risco especialmente alto nesta quinta (17) e na sexta-feira (18), com a umidade do ar abaixo de 30%, somada a temperaturas elevadas e o predomínio do sol.

O coordenador da Defesa Civil de São Paulo, Tenente Coronel Araújo Monteiro, pede o auxílio da população para não jogar bituca de cigarro na beira da estrada, não fazer limpeza de quintal colocando fogo no lixo, e também para que o produtor rural não faça roçada utilizando fogo.

Segundo o governo paulista, a partir deste ano, mudanças na legislação ambiental estabelecem punições mais severas para a utilização irregular do fogo em áreas rurais. Como multa de R$ 5 mil a R$ 10 milhões a quem colocar fogo em áreas de vegetação sem autorização. 

Outra preocupação é com a soltura de balões, que é um crime ambiental e contribui muito para incêndios florestais e também em áreas residenciais.

A partir do próximo sábado, uma frente fria deve trazer umidade para a região leste do estado, diminuindo o risco de queimadas. No entanto, esse fenômeno não deve chegar ao interior paulista.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »