Quatro em cada cinco adultos no mundo tem contas de poupança. E os celulares tiveram “um papel fundamental nesse crescimento”, revela relatório Global Findex, publicado pelo Banco Mundial nesta semana.
O número de adultos que vivem em países em desenvolvimento e que têm dinheiro em uma conta financeira aumentou de 24% para 40% entre 2021 e o ano passado. Esse foi o crescimento mais rápido em mais de uma década. Agora, quase 80% da população adulta mundial têm uma conta financeira. Em 2011, era apenas a metade disso.
A disparidade de gênero também está diminuindo. Em países de baixa e média renda, a quantidade de mulheres com contas quase dobrou entre 2011 e 2024. Hoje, de cada 4 mulheres adultas, nesses países mais pobres, 3 têm contas financeiras.
De acordo com as Nações Unidas, esse aumento da poupança, por meio de bancos ou instituições formais, fortalece os sistemas nacionais e disponibiliza mais recursos para investimento e inovação. Sobre o papel da telefonia móvel nesse processo, 10% dos adultos de países em desenvolvimento utilizam a poupança pelo celular.
Segundo o Banco Mundial, o investimento em sistemas que permitem transferências instantâneas de dinheiro, como o PIX aqui no Brasil, ou o UPI lá na Índia, pode ajudar a expandir o uso financeiro.
Entretanto, 1,3 bilhão de adultos ainda não têm acesso a serviços financeiros. Isso demonstra o potencial de mais pessoas com contas bancárias no futuro, já que 900 milhões de adultos não têm contas financeiras, mas têm celular.
Por outro lado, o estudo do Banco Mundial alerta para novos riscos do uso da tecnologia móvel para transações digitais, já que boa parte dos adultos em países de baixa e média renda sequer usa senha para proteger o aparelho.
Fonte: Rádio Agência Nácional






