Depois de conquistar a primeira medalha de ouro na categoria geral e fechar sua participação na etapa de Milão da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica com o bronze na série mista, a Seleção Brasileira se prepara agora para o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que acontece no Rio de Janeiro, de 20 a 24 de agosto.
O ouro na categoria geral foi o primeiro da história do país nessa prova em etapas de Copa do Mundo. Com 52.850 pontos somados nas duas séries, o Brasil superou as seleções do Japão e da China, que completaram o pódio.
A medalha de bronze foi conquistada na série mista, com dois arcos e três bolas. Nessa categoria, a China ficou com o ouro, e a Itália, com a prata. Já na final de 5 fitas, o Brasil terminou na sétima colocação. A Itália conquistou o título da prova.
A competição em Milão foi a última participação da seleção brasileira antes do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que vai acontecer no Rio de Janeiro.
Organizado pela Federação Internacional de Ginástica, o torneio reunirá 78 delegações. A disputa individual terá 111 ginastas, enquanto 36 conjuntos estarão em ação. Essa será a primeira edição do Mundial realizada na América do Sul.
Para incentivar a modalidade, desde 2012, o governo federal investiu cerca de R$ 17,2 milhões, com recursos aplicados na compra de equipamentos, realização de competições e preparação técnica de atletas em diferentes níveis.
Fonte: Rádio Agência Nácional