CGU conclui auditoria sobre apagões ocorridos em 2023 e 2024 em SP

CGU conclui auditoria sobre apagões ocorridos em 2023 e 2024 em SP

A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu o relatório de auditoria sobre os apagões dos últimos anos, em São Paulo. No entendimento da CGU, houve falha da concessionária de energia Enel no acionamento do plano de contingência durante os apagões de 2023 e 2024, na cidade de São Paulo e na região metropolitana. O relatório final de auditoria da Controladoria-Geral da União foi divulgado nessa segunda-feira (21).

Para a CGU, a Enel Distribuição São Paulo descumpriu o plano de contingência para mobilização de equipes, em resposta às interrupções no fornecimento de energia elétrica, após o temporal de novembro de 2023, que impactou 2,1 milhões de clientes; e o de outubro de 2024, que atingiu um número ainda maior de clientes: 3,1 milhões.

Falhas na fiscalização

O relatório da CGU também apontou falhas na fiscalização por parte da Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica. Pelo documento, a atuação insuficiente da agência pode ter facilitado à Enel diminuir suas equipes de resposta a situações emergenciais, como tempestades severas e enchentes. O órgão pede mais clareza da Aneel sobre os critérios de avaliação das concessionárias.

Ampliação dos investimentos

Em nota, a Enel Distribuição São Paulo disse que no evento de 2023, dois terços dos clientes tiveram o fornecimento restabelecido em até 24 horas; e, em 2024, o restabelecimento da energia após o temporal foi ainda mais rápido, com 80% dos afetados atendidos em até 24 horas.

A empresa informa ainda que ampliou os investimentos na estrutura de distribuição, que serão de R$ 10 bilhões até 2027 e acrescenta que contratou 1,2 mil novos profissionais até março deste ano para os serviços de emergência.


Fonte: Rádio Agência Nácional