O presidente Lula telefonou nesta quarta-feira (23) para a presidente do México, Claudia Sheinbaum, para discutir as relações comerciais entre as duas maiores economias latino-americanas.
Por meio das redes sociais, Lula disse que um dos assuntos tratados foi a possibilidade de ampliar acordos entre o México e o Brasil, diante do atual cenário de incertezas.
Os dois presidentes conversaram também sobre a importância de alguns setores da indústria, como: a farmacêutica, a agropecuária e a aeroespacial, como estratégicos na relação bilateral.
Lula e Sheinbaum acertaram ainda uma visita ao México, que será liderada pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, no final de agosto. Alckmin vai levar uma comitiva de empresários e ministros brasileiros. O vice-presidente tem sido o principal interlocutor com empresários e o governo norte-americano nas tentativas de negociação sobre o tarifaço de Donald Trump.
Alternativas ao tarifaço
Recentemente, o presidente norte-americano anunciou o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, a partir de 1º de agosto. Donald Trump também falou de 30% de tarifas contra produtos mexicanos.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), as trocas comerciais entre Brasil e México, as duas maiores economias latino-americanas, somaram mais de US$ 13,5 bilhões no ano passado, com superávit para o Brasil. Principalmente por causa da soja, carne de frango, café; mas também de veículos, motores e equipamentos de engenharia.
Recentemente, o mercado mexicano se abriu para a carne bovina brasileira. Em apenas um ano, as exportações cresceram mais de 800%.
Sobre a agenda do presidente, nesta quinta-feira, Lula embarca daqui a pouco para Montes Claros, em Minas Gerais, onde participa de uma cerimônia de entregas do Governo Federal no Vale do Jequitinhonha.
Depois, ele visita o Quilombo Macuco, um centro de referência da cultura e arte quilombola. À tarde, Lula segue para São Paulo.
Fonte: Rádio Agência Nácional