MS tem uma das maiores quedas no número de homicídios contra mulheres em 2023, segundo Atlas da Violência

Mato Grosso do Sul registrou queda de 32% nos homicídios contra mulheres em 2023, colocando o estado entre os três com maior redução no país, de acordo com o Atlas da Violência 2025.
Picture of Megapan News

Megapan News

Mato Grosso do Sul está entre os estados brasileiros que mais reduziram os homicídios contra mulheres em 2023, com queda de 32%, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12) pelo Atlas da Violência 2025. O levantamento é produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), com base no Censo de 2023.

Além de MS, outros dois estados se destacaram na redução dos índices: Acre, com queda de 25,5%, e Rondônia, com 18,1% de redução. O relatório aponta avanços regionais no enfrentamento à violência de gênero, embora o cenário nacional ainda preocupe.

Em contraste, dez estados apresentaram aumento nas taxas de homicídios femininos. Os maiores crescimentos ocorreram no Rio de Janeiro (+28,6%), Pernambuco (+26,7%) e no Distrito Federal (+22,7%).

Mesmo com os avanços, casos emblemáticos ainda chocam a população sul-mato-grossense. Um exemplo é o da manicure Luana Azevedo da Silva, de 39 anos, assassinada em 3 de março de 2024, no bairro Estrela do Sul, em Campo Grande. Ela foi morta com um tiro na cabeça enquanto estava na varanda de sua casa, durante o homicídio de Wanderson Mateus Vieira de Araújo — e tudo indica que Luana foi atingida por engano.

O caso ainda segue sob investigação pela Polícia Civil, que solicitou mais prazo para a conclusão do inquérito. No sistema do Tribunal de Justiça, o processo foi classificado como “baixado”, mas a Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) afirma que os trabalhos continuam, sob sigilo.

(Foto: Ilustrativa, Freepik)

Minha Rádio
AO VIVO