Cerca de R$ 20 mil em dinheiro foram apreendidos com os investigados. (Reprodução, PF)
Campo Grande e Dourados são Alvo de Ação que Revela Rota de Entorpecentes do Paraguai e Apreende Milhões em Bens
Campo Grande, MS – A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (24) a Operação Camp Over, um duro golpe contra o tráfico de drogas que estabeleceu a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, como seu epicentro de distribuição para todo o Brasil. A ação conjunta, que cumpriu mandados em Campo Grande e Dourados, desvendou uma complexa rede de transporte e armazenamento de entorpecentes que operava diretamente da fronteira com o Paraguai.
As investigações que antecederam a operação Camp Over, cujo nome em inglês remete a “fim do acampamento”, revelaram a existência de um acampamento clandestino de drogas localizado a aproximadamente 80 quilômetros de Campo Grande. Este ponto estratégico servia como um gigantesco depósito para o entorpecente que, segundo informações obtidas pelo Jornal Midiamax, saía diretamente do Paraguai, país vizinho que faz fronteira com o Brasil por meio do Mato Grosso do Sul. A proximidade geográfica e a porosidade da fronteira tornam a região um corredor preferencial para o narcotráfico.
Foi nesse acampamento que, no fim do mês passado, as autoridades realizaram uma das maiores apreensões recentes, retirando de circulação impressionantes oito toneladas de maconha. Essa descoberta monumental não apenas representou um prejuízo multimilionário ao crime organizado, mas também foi a chave para desvendar a participação direta de dois criminosos no esquema de transporte e armazenamento de volumes tão expressivos de entorpecentes.

Na manhã desta quinta-feira, o braço operacional da Camp Over culminou no cumprimento simultâneo de cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Campo Grande e Dourados. Na capital sul-mato-grossense, um dos alvos da ação policial foi uma residência localizada na Rua Prudêncio Thomaz, em um indicativo de que a organização criminosa possuía uma infraestrutura bem estabelecida dentro do perímetro urbano.
Além das prisões dos principais investigados, a operação resultou na apreensão de um arsenal de bens e valores que demonstram o alto poder aquisitivo e a ostentação do grupo criminoso. Foram confiscados um luxuoso Camaro, diversas caminhonetes de alto valor, e aproximadamente R$ 20 mil em dinheiro vivo. Complementando o cerco aos criminosos, os policiais federais também apreenderam drogas já preparadas para distribuição, aparelhos celulares utilizados nas comunicações ilícitas, uma arma de fogo, e uma vasta gama de documentos que, agora, serão minuciosamente analisados para aprofundar as investigações e identificar outros possíveis elos da rede criminosa.
A Operação Camp Over da Polícia Federal reafirma o compromisso das forças de segurança no combate intransigente ao tráfico internacional de drogas, que não apenas financia outras atividades criminosas, mas também degrada a segurança pública e a saúde social. A desarticulação de centrais de distribuição como esta é fundamental para fragilizar as estruturas do narcotráfico e proteger as comunidades de Mato Grosso do Sul e de todo o Brasil.
Thatiana Melo, Lívia Bezerra-24/07/2025 – 13:15