Busca Ativa levou mais de 300 mil jovens de volta à escola desde 2017

Busca Ativa levou mais de 300 mil jovens de volta à escola desde 2017

No Brasil, entre 2017 e 2025, mais de 300 mil crianças e adolescentes que estavam fora da escola ou em risco de evasão retornaram às salas de aula graças à Busca Ativa Escolar.

Os dados fazem parte de uma análise inédita, publicada nesta segunda-feira (28) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Embora o Brasil tenha avançado no acesso à educação, o estudo mostra que o desafio da exclusão escolar ainda persiste e tem forte ligação com fatores como raça, gênero, território e condição socioeconômica, como explica a chefe de Educação do UNICEF no Brasil, Mônica Pinto.

Ainda de acordo com o levantamento, do total de 993 mil crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola, quase 400 mil vivem nas famílias 20% mais pobres do país. Além disso, a maior parte dos jovens que estão fora das salas de aula é preta, parda ou indígena.

A especialista também destaca que é preocupante o número de crianças de quatro a cinco anos fora da pré-escola.

Segundo o Unicef, “os dados reforçam a importância de políticas públicas com abordagem sensível a gênero e território, capazes de responder às diferentes causas da exclusão”.


Fonte: Rádio Agência Nácional