Senacon notifica distribuidoras de gás sobre formação de preços finais

Picture of Megapan News

Megapan News

Senacon notifica distribuidoras de gás sobre formação de preços finais

Onze distribuidoras de gás natural canalizado e gás natural veicular foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor para que expliquem como é realizada a formação dos preços finais que chegam aos consumidores. A medida foi solicitada pelo presidente Lula após a Petrobrás divulgar, para 1º de agosto, uma redução de 14% no preço da molécula de gás fornecida às distribuidoras.

De acordo com informações da Secretaria Nacional do Consumidor anunciadas nesta quarta-feira (30), as empresas têm até 48 horas a partir do recebimento da notificação, para informar a composição dos preços, os custos de logística, os tributos e as margens comerciais. Além disso, elas precisam mostrar quais medidas serão adotadas para reduzir os impactos para os consumidores.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis também recebeu notificação para colaborar com dados técnicos.

Desde dezembro de 2022, o preço médio do gás natural que chega até as distribuidoras teve uma queda total de cerca de 32%, segundo a Petrobras. De acordo com informações públicas, o repasse médio ao cliente tem variado de 1 a 4%, percentual menor em relação à diminuição divulgada.

Diante da variação de preços, surgiu o alerta sobre o possível descumprimento do Código de Defesa do Consumidor em relação ao direito à informação adequada e à vedação de práticas abusivas. Segundo a Secretária Nacional do Consumidor, um dos objetivos da notificação é entender quais os critérios levaram às empresas a não repassar essa redução ao consumidor final.

*Com supervisão de Rafael Gasparotto


Fonte: Rádio Agência Nácional

Minha Rádio
AO VIVO