Batatinha é homenageado com série de shows e palestras

Batatinha é homenageado com série de shows e palestras

O poeta do samba Batatinha é homenageado com uma série de shows e palestras gratuitas nas cinco cidades onde viveu e continua inspirando gerações. Antes de se consagrar como um dos maiores nomes do samba, Oscar da Penha foi aprendiz de sapateiro e contínuo da Imprensa Oficial da Bahia, mas foi na música que encontrou voz e missão. Autor de 116 canções, foi gravado por artistas como Gal Costa, Maria Bethânia, Bete Carvalho e Caetano Veloso.

A programação é realizada pela Fundação Cultural do Estado e tem à frente o espetáculo Batatinha 100 Anos de Samba e Poesia, idealizado e interpretado pelo cantor e ator Dodô Só. Um compositor que soube transformar o cotidiano em poesia, silêncio e melodia.

Suas canções têm uma pegada que ele acabou transformando no blues baiano, um samba que, além de doce, é melancólico, está cheio de elegância. A cada apresentação, um artista convidado do universo do samba sobe ao palco e o público também participa de uma palestra com Artur da Penha, filho do compositor, compartilhando memórias afetivas e histórias do artista.

A diretora de artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), Gabriela Sandiego, destaca a dimensão simbólica e pedagógica do projeto. Queremos é estimular que essa geração conheça esse artista, conheça o seu legado e valorize também, além de se conectarem com esse expoente da música. A temporada começa nesta sexta-feira em Salvador com Juliana Ribeiro, na Praça Quincas Berro d’Água, no Pelourinho, às 8 horas da noite.

Todas as apresentações são gratuitas e a programação completa está disponível no site ba.gov.br/cultura.


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »