Santa Dulce: começa a celebração da primeira santa católica brasileira

Santa Dulce: começa a celebração da primeira santa católica brasileira

Salvador inicia, nesta sexta-feira (1), as celebrações da primeira santa católica brasileira, Santa Dulce dos Pobres.

Com o tema Com Santa Dulce dos Pobres, Somos Peregrinos de Esperança, a programação vai até 13 de agosto, no Santuário Santa Dulce, na capital baiana. Estão previstas trezena, missas, apresentações musicais, quermesse e procissões. Também haverá atividades paralelas, como vila gastronômica, serviços de saúde gratuitos, caminhada Amigas de Dulce, carreata, passeio ciclístico e a Rota da Fé.

No Instagram @santuariosantadulce, é possível conferir o calendário completo, que inclui o Santa Dulce Itinerante, com a imagem peregrina visitando paróquias de Salvador até 8 de agosto.

A programação cultural será na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, com atrações como Johnny Mendes e Orquestra Compassos, Anjos de Resgate e Padre Antônio Maria. Haverá ainda um tributo à santa com Targino Gondim, Del Feliz, Adelmário Coelho e convidados.

A agenda religiosa inclui quatro procissões. A primeira, Procissão da Memória, será em 3 de agosto, às 8h, do Santuário até a Igreja da Conceição da Praia. No dia 8, às 17h, ocorre a Procissão dos Arcos, com cortejo da Igreja do Bonfim de volta ao Santuário. Em 12 de agosto, às 15h, será a vez da Procissão dos Nós, com o trajeto inverso.

O encerramento, em 13 de agosto, Dia de Santa Dulce, será marcado pela Missa Campal, às 17h, presidida pelo arcebispo e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha. Em seguida, acontece a Procissão Luminosa, da Praça Irmã Dulce até a Colina Sagrada.




Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »