STF retoma sessões e deve se manifestar sobre sanções dos EUA a Moraes

STF começa a ouvir testemunhas dos réus do Núcleo 1 da trama golpista

Com o fim do recesso judiciário, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta sexta-feira (1º/8), em sessão extraordinária, os trabalhos do segundo semestre.  A expectativa é de que ocorram manifestações às sanções aplicadas pelos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, com base na lei Magnitsky.  O ministro é relator da ação em que o presidente Jair Bolsonaro é réu por tentativa de golpe de Estado.

Os Estados Unidos alegam que Moraes tem perseguido Bolsonaro, as Big Techs,  além de autorizar detenções arbitrárias e suprimir a liberdade de expressão. Na quarta-feira (30/7), mesmo dia do anúncio da sanção, o Supremo publicou uma nota em que afirma que vai continuar defendendo a nossa Constituição. 

Para esta sexta-feira, estão previstos três julgamentos, sendo que o primeiro trata da continuidade da análise do recurso em que a Eletronorte questiona a decisão do Tribunal de Justiça de Rondônia que manteve uma multa isolada por descumprimento de obrigação tributária acessória sobre operação de compra de diesel para a geração de energia elétrica. 

Está prevista ainda a análise de ações sobre contribuição de sindicatos para centrais sindicais e contra a diferenciação proposta por lei de Santa Catarina para licença parental de servidores públicos e militares estaduais. 

Também nesta sexta-feira, o Supremo realiza a primeira sessão virtual do plenário no segundo semestre. Encerramento na sexta-feira, 8 de agosto. Entre os assuntos, a legitimidade do Ministério Público para atuar em causas referentes às entidades desportivas e à prática de esportes, vaquejada e a cobrança diferencial de ICMS.  
 


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »