Haddad diz que governo do Brasil não vai retaliar EUA após tarifaço

Haddad elogia decisão de Toffoli sobre ressarcimento de aposentados

O governo brasileiro não vai retaliar os Estados Unidos em relação a taxação de 50% nos produtos do Brasil, mas sim proteger a indústria e o agronegócio. Foi o que disse nesta sexta-feira (1º), o ministro da Fazenda Fernand Haddad.

As primeiras medidas já estão prontas e devem ser avaliadas pelo presidente Lula nos próximos dias. A expectativa do governo é que as ações comecem a ser implementadas já na próxima semana, com apoio do vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin.

Segundo Haddad, a decisão norte-americana foi classificada como “injustificável” e sem precedentes no relacionamento comercial com outros países. O governo estuda alternativas jurídicas na Organização Mundial do Comércio, na Justiça dos Estados Unidos e aposta também no diálogo diplomático.

Internamente, o governo federal discute parcerias com estados e entidades do setor produtivo para calibrar o apoio a empresas afetadas. O mercado interno aquecido e a demanda crescente por alimentos são apontados como alternativas para parte do setor.

*Com produção de Luciene Cruz


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »