Pernambuco estreia sistema de cirurgia cardíaca teleguiada pelo SUS

Pernambuco estreia sistema de cirurgia cardíaca teleguiada pelo SUS

Pernambuco integra agora o sistema de cirurgia cardíaca teleorientada por meio do SUS, o Sistema Único de Saúde. O procedimento foi feito pela primeira vez no estado esta semana e tem como objetivos reduzir as filas de espera e ampliar o acesso ao atendimento especializado nas regiões Norte e Nordeste.

1ª cirurgia teleguiada

A cirurgia teleguiada foi realizada em uma criança de seis anos no IMIP – Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, em Recife, com orientação em tempo real pela equipe do Hospital do Coração, em São Paulo.

A iniciativa reforça o Programa Agora Tem Especialistas e a estratégia do Telessaúde do Ministério da Saúde via SUS, como ressalta o ministro Alexandre Padilha:

“O ‘Agora Tem Especialistas’ é exatamente isso: usar a estrutura de hospitais públicos, de hospitais que já servem ao SUS – como IMIP –, de hospitais privados como o Hospital do Coração, Hcor, em centros especializados; aproximar os centros especializados, usar o Telesaúde, usar a formação profissional para atender o mais rápido possível as pessoas que estão aguardando esse atendimento especializado.”

Sistema interativo e integrado

O sistema é integrado e interativo, com sinais múltiplos de áudio, vídeo e dados, conectando uma sala cirúrgica remota a um centro de comando de teleorientação. O ministro da saúde também destaca que unindo o Telessaúde com o Agora tem Especialista é possível o acompanhamento em todas as etapas anteriores e posteriores à cirurgia. 

“Com essa ação, o centro especializado HCor conseguiu acompanhar todos os passos da preparação dessa cirurgia. O aconselhamento à família, a parte do diagnóstico, os exames diagnósticos, para acompanhar o procedimento cirúrgico e acompanhar todos os passos de recuperação. Já estamos fazendo isso através de centro especializado de São Paulo, lá em Pernambuco, no Ceará e no Amazonas, juntando a região Nordeste e Norte do país com a Sudeste.”

Padilha reforçou ainda que essa cooperação remota possibilita a formação de médicos especialistas para realizar este tipo de cirurgia de maneira mais célere nos estados que adotaram o procedimento, que antes só acontecia em São Paulo.

Esses profissionais podem ser distribuídos em outras regiões do Nordeste e Norte brasileiros e, com isso, multiplicar esses pontos de atendimento, reduzindo ainda mais o tempo de espera para a população.

*Com produção de Luciene Cruz


Fonte: Rádio Agência Nácional

FUTURO DA INTEGRAÇÃO COM BOLÍVIA EM JOGO: Corumbá Vira Palco de Debate Crucial pela Reativação da Malha Oeste

Corumbá sedia, nesta terça-feira (21), uma audiência pública sobre a reativação da ferrovia Malha Oeste Corumbá, crucial para o escoamento de minérios, grãos e combustíveis na fronteira com a Bolívia. A proposta do vereador Roberto Façanha visa debater a relicitação da ferrovia – cujo contrato termina em 2026 – e cobrar do Governo Federal/ANTT investimentos bilionários em modernização. O evento é mais uma etapa da intensa mobilização social e política que envolve Corumbá, Campo Grande, Mairinque e Bauru para que Mato Grosso do Sul retorne aos trilhos, impulsionando a logística regional e o desenvolvimento.

Read More »

VIRADA HISTÓRICA! Rodrigo Paz Emerge Vencedor no Inédito Segundo Turno da Bolívia

Rodrigo Paz foi eleito presidente, consolidando a vitória no inédito segundo turno da Eleição Presidencial Bolívia, conforme o TSE. Seu principal desafio será a crise econômica, que planeja combater com descentralização e fomento ao setor privado, mantendo programas sociais. A derrota histórica do MAS (Evo Morales) e o inédito segundo turno foram as grandes surpresas do pleito. Em seu discurso, Paz buscou a união e agradeceu ao rival, além de reforçar o interesse em uma estreita cooperação com os EUA, citando a importância da parceria para o setor de hidrocarbonetos e a estabilidade do país na Eleição Presidencial Bolívia.

Read More »